Quando se fala em renda fixa, gross up é um cálculo muito utilizado neste setor: ele permite comparar ativos tributados e isentos.
Para os profissionais de investimentos este cálculo é imprescindível em suas rotinas de análises e recomendações de títulos públicos e privados, contribuindo assim para melhores decisões dos clientes e sucesso nas carteiras de investimentos.
Na atual conjuntura do mercado existe uma enxurrada de ofertas em renda fixa e o Gross Up é uma ferramenta bastante útil que auxilia a fazer escolhas.
O que é Gross UP?
É uma metodologia que serve para comparar de forma correta os ativos isentos com tributados. Na verdade, esse cálculo acrescenta o efeito do imposto de renda em valores brutos de investimentos isentos para chegar aos valores líquidos.
Sendo assim, chega-se a um valor como se ele fosse tributável. Você encontra uma taxa adequada ou equivalente com o IR para fazer as comparações com as aplicações com incidência de IR.
Com o Gross Up, é possível:
- Descobrir qual é o melhor investimento, como o LCI (isento de impostos) ou CBD (tributáveis);
- Analisar os retornos de uma carteira que inclui uma carteira de títulos de renda fixa (tributáveis e não tributáveis), colocando tudo na mesma base de comparação.
Com esse cálculo, você pode avaliar com mais precisão os benefícios fiscais de todos os ativos isentos.
Ativos isentos: títulos e fundos
O cálculo do Gross Up pode ser aplicado em uma ampla variedade de ativos de renda fixa isentos de impostos, como, por exemplo, o LCI (Letras de Crédito Imobiliário); LCA (Letras de Crédito do Agronegócio); CRI (Certificado de contas a receber de imóveis) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).
As debêntures incentivadas também podem ser comparadas a ativos tributáveis usando o Gross UP, isso também aplica-se aos fundos de debêntures incentivadas.
Esses títulos emitidos por empresas têm vantagens fiscais porque o objetivo do governo é incentivar projetos de infraestrutura. Ao aplicar o Gross Up, você pode comparar esses títulos e fundos isentos com fundos tributados, como por exemplo, CDBs.
Nestes casos, há incidência de IR conforme a tabela regressiva. Os ganhos são tributados a uma alíquota máxima de 22,5% para o prazo da aplicação é de até 180 dias e, no mínimo, 15% no prazo de dois anos ou mais.
Entre 181 e 360 dias, o ganho dos investidores é tributado em 20% e entre 361 a 720 dias, em 17,5%. Vale lembrar que esses investimentos também estão sujeitos a cobrança de IOF para quem deixa o dinheiro na aplicação por um período inferior a 30 dias.
Gross Up na plataforma 2INVESTE
Você sabia que criando uma conta na 2INVESTE você consegue fazer o cálculo do Gross UP de maneira automatizada?
Com nossa plataforma, a partir do plano expert, você consegue dispensar o uso de planilha e calculadora. Isso significa otimizar seu tempo e melhorar a performance de suas análises.
Continue a leitura para acompanhar o passo a passo desse cálculo.
Passo a passo do Gross Up:
- Faça seu login através e acesse com sua conta a plataforma;
- Na interface principal arraste o mouse e clique em comparador de ativos;
- Após isso, no canto superior direito, aperte em Criar CBD, LCI, COE e índice;
- Para finalizar insira os ativos que você deseja comparar.
Agora, para exemplificar melhor, propusemos um exemplo para você visualizar:
Selecionamos aleatoriamente uma LCI do Banco Santander com taxa de 95% do CDI e vencimento em 25/08/2023, para dar o passo a passo:
Como você pôde ver, é só ajustar o indexador para CDI, colocar a taxa do título, o prazo de resgate e o emissor.
E, logo abaixo, aparece a rentabilidade da LCI com Gross Up (ou seja, bruta), sendo de 113,76% do CDI.
Ou seja, essa LCI isenta é equivalente a um CDB que paga 113,76% do CDI (ativo com incidência de IR). Portanto, rende acima do CDB de 113% do CDI dentro da nossa análise.
Desse modo, é possível avaliar quais os títulos ou fundos de renda fixa mais interessantes para as carteiras, respeitando os perfis dos investidores – seus objetivos, prazos desejados e nível de risco.
Nessa mesma área, a Plataforma da 2INVESTE também oferece uma calculadora de Gross Up para consultas mais rápidas e simulações:
Essa é uma ferramenta que facilita a vida de assessores de investimentos.
Nesse artigo, como você viu, o Gross Up é um cálculo que coloca os ativos isentos e os tributados na mesma base comparativa, auxiliando na seleção dos mais adequados e alinhados com as expectativas dos investidores.
Essa funcionalidade está disponível a partir do plano Expert, gratuito, para facilitar a vida do profissional de investimentos.
Além disso, com o plano Expert, você já acessa gratuitamente todas as .
Gostou do artigo? Então, siga também as nossas redes para não perder as próximas matérias: e