O Carnaval, por ser um feriado prolongado, acaba impactando os investimentos. Desta forma, a sexta-feira que precede o carnaval pode ser um dia menos movimentado em relação ao volume financeiro. Nossos experts realizaram com exclusividade um levantamento que avalia o comportamento da sexta-feira de Carnaval nos últimos 5 anos, com relação ao volume negociado em comparação com o volume médio do ano/mês. O estudo considerou as 91 empresas listadas atualmente no Ibovespa e coletou os dados do volume negociados nos últimos 5 anos.
Reação das Bolsas de Valores no Carnaval
Nosso estudo começa comparando o volume negociado médio na sexta-feira que antecede o carnaval com o volume negociado médio nos últimos 12 meses.
A princípio, nota-se que o volume negociado na sexta-feira de carnaval foi superior a média dos últimos 12 meses em 4 dos últimos 5 anos. Mas nesse caso, não podemos inferir se a sexta-feira de carnaval realmente teve mais negociação, já que existem outros fatores que podem ter influenciado nessa elevação, como o aumento do número de CPFs registrados na B3 e o aumento dos fundos de investimentos em ações.
Diante disto, fizemos um segundo levantamento, agora comparando a sexta-feira de carnaval do ano com os últimos 30 dias, na qual reduz o impacto do número de pessoas e fundos na bolsa. Assim, nota-se que agora em apenas dois anos a sexta-feira de carnaval foi superior a média dos últimos 30 dias.
Mesmo assim, não há como concluir que a sexta-feira de carnaval apresenta um volume de negociação maior ou menor do que a média do ano ou do mês.
Confira abaixo a variação entre o volume financeiro negociado na sexta feira pré carnaval e a média dos últimos 12 meses/ 30 dias:
Partindo para outra análise, buscamos entender se a atual guerra na Ucrânia ocasionou um aumento do volume negociado na última sexta-feira que antecede o carnaval de 2022.
Pelo gráfico acima, conseguimos perceber que em 2022 as negociações na sexta-feira foram superiores que a média dos últimos 12 meses/30 dias. Agora, se isolarmos e analisarmos somente a sexta-feira que antecede o carnaval em cada ano, nota-se que em 2022 o número de negociações foi muito superior aos anos anteriores, possivelmente impactada pela guerra na Ucrânia.
Abaixo separamos os ativos que estão sendo afetados pela Guerra na Ucrânia, como o caso das empresas de petróleo, aéreo, frigoríficos e a Ambev. Em função do preço do trigo, nota-se que a maioria teve um volume negociado acima do que visto na média dos últimos 30 dias / 12 meses. Confira:
Faça suas próprias análises para recomendar investimentos
Em momentos de incerteza no mercado, monitorar seus investimentos e gerar novas análises podem ser de extrema importância para suas estratégias de investimentos. Conte com uma plataforma de ponta para isso. Cadastre-se hoje no Plano Expert e acesse gratuitamente todas as funcionalidades.