A bolsa de valores passou por altos e baixos nesse último ano, onde atingimos a máxima histórica de mais de 130 mil pontos e, logo depois, retorna para o piso dos 100 mil pontos. Nesse período houve diversos setores que apresentaram ótimo, mas destacaremos um segmento que está trazendo ótimos retornos para seus acionistas nos últimos 12 meses, o setor de commodities. Neste ranking desenvolvido utilizando a plataforma da 2INVESTE, mostramos as 10 Commodities que obtiveram um maior retorno nos últimos 12 meses.
O que são Commodities
Commodities são matérias-primas produzidas em larga escala, com preço definido pelo mercado global, geralmente em dólar, conforme a oferta e demanda do produto. Existem vários segmentos dentro do setor de commodities, como:
1) Petróleo, gás e combustíveis
2) Mineradoras, metalurgia e siderurgia
3) Papel e Celulose
4) Proteína Animal
5) Agrícolas e Outras
Top 10 Commodities
A equipe da 2INVESTE elaborou um ranking dos maiores retornos das ações de Commodities na bolsa brasileira, no último ano. O período para análise foi entre 25/02/2021 – 25/02/2022. Confira:
O ótimo retorno pode ser explicado pelo momento de alta nos preços como o caso do Petróleo Brent e WTI, que negociam acima de US$ 90 por barril e do US Iron Ore, índice do minério de ferro, negociando acima de US$ 140 / tonelada. Isso, atrelado ao dólar apreciado, as empresas dessa categoria surfam um cenário de alta e de incremento das suas receitas. Confira no histograma abaixo a variação do preço entre o período de FEV/17 e FEV/22:
Atualmente existe um meio mais fácil de investir em empresas dessa categoria, por meio de ETFs voltados para empresas de commodities. No Brasil a indústria de ETFs de commodities ainda é pequena, com apenas 2 ETFs, o MATB11, da gestão do Itaú Unibanco, que segue o índice IMAT, o CMDB11, com a gestão do BTG Pactual, que replica o índice Teva Ações Commodities Brasil, e estreou recentemente na B3 em dezembro de 2021. Há ainda a opção do GOLD11, da gestão da XP Asset para quem deseja investir em ouro.
Embora ambos estejam voltados para commodities, a composição das suas carteiras se diferenciam. No caso do MATB11, por seguir o índice IMAT, só considera os ativos do setor e materiais básicos, como papel, mineração, siderurgia, entre outros. Já o CMDB11 segue o índice Teva Ações Commodities Brasil, que inclui ações de empresas produtoras e exportadoras de commodities. Assim, incluem o setor de petróleo, proteína animal e agrícola nesse ETF.
Fique sempre por dentro do mercado
E se você quer acompanhar de perto o mercado de Ações e outras opções de investimento no mercado, não deixe de se cadastrar hoje na 2 INVESTE. Desde o plano Expert você acessa gratuitamente todas as funcionalidades.