Antes de sugerir fundos, o profissional de investimentos precisa fazer análises detalhadas e apresentar as características dos produtos para ajudar seus clientes nos seus processos de decisão.
Isso inclui a categoria de fundos de previdência aberta. Esse é um mercado em crescimento no país: já são mais de 2.600 disponíveis nas prateleiras dos bancos e corretoras.
Então, é preciso ‘separar o joio do trigo’ e avaliar os fundos previdenciários mais compatíveis com o grau de tolerância ao risco e objetivos de longo prazo dos investidores.
Para isso, uma ferramenta imprescindível é o Comparador de Ativos da 2INVESTE. Lembrando que é possível acessá-la desde o nosso plano Expert, 100% gratuito.
Mas antes de detalharmos sobre essa ferramenta, vamos abordar um pouco sobre os fundos de previdência.
Fundos de previdência
Fundos de previdência possuem estratégias de investimento de longo prazo e costumam ser utilizados pelos investidores para a aposentadoria.
A ideia central é que o cotista faça contribuições periódicas, mas também existem categorias de fundo que essa contribuição pode ser única. Esses fundos são administrados pela iniciativa privada como assets e seguradoras.
Tipos de Planos de Previdência
Outra característica que temos nessa categoria de investimento é o tipo de plano contratado, se diferenciando na tributação: PGBL ou VGBL.
- PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): aqui é possível obter benefícios fiscais. É possível deduzir as contribuições até o limite de 12% da renda bruta tributável ao ano da base de cálculo do IR. O Imposto de rende incide sobre o total resgatado ou renda recebida.
- VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): não se tem essa dedução relacionada às contribuições e a tributação é apenas na rentabilidade (lucro).
Existem fundos para os diferentes tipos de investidores, desde o mais arrojado até o mais conservador. Os perfis de investimento são:
- Conservador: Não gosta de arriscar, normalmente investe em renda fixa;
- Moderado: gosta de ter rendimentos um pouco maiores, aplica maior parte em renda fixa mas também aplica em renda variável;
- Arrojado: não vê problema em arriscar e enxerga as variações do mercado como uma possível oportunidade. Costuma aplicar pouco em renda fixa, a maioria de seu patrimônio está alocado em renda variável.
Mas agora você deve estar se perguntando, quais os benefícios dos fundos de previdência?
Abaixo você confere as principais vantagens dessa categoria de ativo.
Benefícios dos fundos de previdência
- Complementar a renda na aposentadoria;
- Se aposentar somente com a previdência privada;
- Contribuir por pouco tempo ou mais tempo;
- Valor que deseja investir.
Você precisa ter esses objetivos alinhados para escolher um fundo adequado aos seus objetivos e expectativas.
Você irá precisar avaliar:
- PGBL ou VGBL: como explicamos antes, um fundo de previdência pode ser contratado através dessas duas modalidades. A diferença entre elas é o tratamento tributário e como o investimento é declarado no IR. O PGBL é indicado para quem faz a declaração do imposto de renda no modelo completo. Enquanto o VGBL é indicado para as declarações no modelo simplificado.
- Tributação regressiva ou progressiva: aqui no momento da contratação, seja ele PGBL ou VGBL, você deverá optar entre esses dois modelos de tributação. Na tributação progressiva, a alíquota de tributação do Imposto de Renda aumenta conforme os seus ganhos mensais aumentam, indicada deseja somente complementar a renda. Na regressiva, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar aplicado, menor será a tributação do Imposto de Renda, é indicada para os investidores que pretendem deixar o patrimônio no fundo, por mais de 10 anos.
- Rentabilidade: é um dos fatores mais importantes na hora de investir em um fundo de qualquer tipo. Vale lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
- Classe de ativos: é fundamental analisar a classe dos fundos, bem como a composição das suas carteiras e estratégias adotadas.
- Taxas e custos: você não pode esquecer que sua aplicação tem taxas e custos, quanto mais você gastar com isso menor será o seu montante final.
Comparador para analisar fundos de previdência
Agora vamos falar sobre o Comparador de Ativos para análise e escolha dos fundos de previdência.
Com essa super ferramenta da 2INVESTE, você tem acesso a informações como: CNPJ, gestora, classificação, benchmark, taxas de administração, valor da aplicação mínima e regras de resgate.
Abaixo você confere um exemplo envolvendo três fundos previdência selecionados por nossos experts,
Vale ressaltar que aqui não se trata de recomendação de investimentos, mas de mera ilustração do uso de uma ferramenta.
Os ativos selecionados foram:
- Safra Prev NTN-B 2055 Renda Fixa Previdenciário
- Itaú Flexprev Índice de Preço FIC Renda Fixa
- Santander Prev NTN-B 2035 FIC Renda Fixa
Além disso, dentro da plataforma da 2INVESTE você consegue fazer:
- Análises da rentabilidade em períodos fechados ou em datas personalizadas.
- Análises de risco como volatilidade, Índice de Sharpe e histórico de dias com retorno positivo e negativo.
- Comparações com benchmarks de mercado como CDI e outros usados pela categoria multimercado
Agora, você confere o gráfico de rentabilidade desses 3 produtos no acumulado do ano. Esse exemplo é meramente ilustrativo do uso da ferramenta, não se trata de recomendação de investimento.
Monitore os ativos na cateira
Através do monitoramento da 2INVESTE também é possível acompanhar todos os produtos de previdência no consolidador de carteiras, inclusive as tributações específicas dos fundos PGBL e VGBL, conforme as tabelas de alíquotas progressivas ou regressivas.
Cadastre-se na 2INVESTE
A 2INVESTE é uma das ferramentas do mercado com a maior base de ativos e com dados atualizados periodicamente e confiáveis.
Para melhor sucesso em suas estratégias e recomendações de investimentos é indispensável não ter consigo uma tecnologia de ponta, com a 2INVESTE a partir do plano Expert, que é totalmente gratuito, você já consegue realizar todas as análises necessárias para o sucesso de seus investimentos.
A partir dos planos Pro e Team você consegue um número maior de acessos, carteiras monitoradas e visualizações.
Confira aqui todos os planos e veja qual se encaixa melhor em seu negócio.