Os investidores estão sempre em busca de ativos que ofereçam retornos consistentes para compor suas carteiras. Na maioria das vezes, porém, essa decisão não é fácil de tomar: é preciso fazer análises aprofundadas das características de cada ativo ou fundo de investimento, observar dados históricos e contar com um bom planejamento para alcançar os resultados desejados.
Os mais qualificados profissionais do setor investimentos usam dos mais diversos recursos para fazer suas análises.
Existem dois principais tipos de análise. São elas:
- Análise Quantitativa
- Análise Qualitativa
Mas você sabe do que elas se tratam? Confira esse artigo para você entender finalmente a diferença entre elas.
O que é análise quantitativa?
Através da análise quantitativa, os profissionais de investimentos conseguem examinar e analisar eventos passados, atuais e futuros previstos para embasar suas decisões de investimentos. Ela consiste em analisar os números de uma empresa com ações em bolsa, por exemplo. Dessa forma o intuito é por meio dos dados identificar oportunidades de investimentos.
Principais vantagens da Análise Quantitativa
- Técnica que faz o uso de modelagem matemática e estatística, medição e pesquisa para entender o comportamento de determinado ativo.
- Você pode analisar milhares de ativos de uma vez só.
- É uma análise que não envolve os vieses que podem atrapalhar em uma análise.
Como é feita a análise quantitativa
De forma geral, a análise quantitativa usa vários tipos de dados. Nossos experts separaram alguns indicativos que podem ser usados nesse padrão de análise. Confira:
- Demonstrações financeiras
- Balanço Patrimonial
- Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE)
- Demonstrativo de fluxo de Caixa (DFC)
- Indicadores e múltiplos
- Preço/Lucro
- Preço/Valor patrimonial
- PSR (Prices Sales Ratio)
- Ebitda
- Dividend Yield (DY)
- ROE (Return on Equity)
- Endividamento
- Entre outros.
No caso de fundos de investimentos, a análise quantitativa considera a rentabilidade histórica, a volatilidade, o número de dias apresentando retorno positivo e negativo e performance em relação a determinado benchmark, ou seja, índice de referência de mercado, entre outros dados.
Agora, vamos entender um pouco mais sobre análise qualitativa.
O que é análise qualitativa?
A análise qualitativa usa o julgamento subjetivo para analisar o valor ou as perspectivas de uma empresa com base em informações não quantificáveis, como experiência em gerenciamento, ciclos da indústria, força da pesquisa e desenvolvimento e relações de trabalho.
Outros exemplos são qualidade da gestão de uma empresa, estrutura de governança corporativa, reputação e reconhecimento de sua marca.
Considerando os fundos de investimentos, a análise qualitativa considera a filosofia de investimentos, o currículo dos gestores, histórico e capacidade do time de gestão e dos analistas para lidar com períodos conturbados da economia, entre outros.
Principais vantagens da Análise Qualitativa
- A análise qualitativa usa o julgamento subjetivo baseado em dados não quantificáveis.
- Lida com informações intangíveis e inexatas que podem ser difíceis de coletar e medir.
- Compreender as pessoas e as culturas da empresa é fundamental para a análise qualitativa.
- Olhar para uma empresa através dos olhos de um cliente e entender sua vantagem competitiva auxilia na análise qualitativa.
Ferramentas para fazer análises quanti e quali
Diariamente, profissionais de investimentos fazem análises de dados para embasar suas estratégias de investimentos e tentar prever possíveis movimentações de mercado.
Com a plataforma da 2investe a coleta de dados trona-se algo mais simples e rápido. Você pode coletar tanto dados qualitativos quanto quantitativos de maneira precisa e em único lugar.
Cadastre-se gratuitamente, sem burocracias!