No mundo dos investimentos, existem classificações que se referem à qualificação dos investidores para acesso a determinados ativos. Existem fundos e ativos disponíveis ao público em geral. No entanto, alguns produtos são destinados aos “investidores qualificados” ou “investidores profissionais”, sendo assim a CVM estipula diferentes tipos de investidores.
Afinal, qual a diferença entre eles?
Isso ainda gera muitos questionamentos por parte dos investidores e até mesmo de alguns profissionais do mercado, especialmente aqueles que estão iniciando suas carreiras nas áreas de assessoria e consultoria de investimentos.
Por isso, a 2INVESTE interpreta para você a regulamentação, permitindo que você entenda de vez a definição dessas categorias de investidores.
Regulamentação da classificação: tipos de investidores
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) descreve essas classificações de investidores, em suas instruções.
Confira:
Investidores profissionais
Os investidores profissionais podem ser instituições financeiras; companhias seguradoras e sociedades de capitalização; entidades abertas e fechadas de previdência complementar; fundos de investimento; clubes de investimento; agentes autônomos de investimento, consultores; administradores de carteira, analistas e consultores e investidores não residentes (NR). A CVM categorizou os não residentes como profissionais para facilitar a entrada de recursos no país. São pessoas físicas e jurídicas, inclusive fundos e outras entidades de investimento coletivo, com residência, sede ou domicílio no exterior, que investem no Brasil.
Além disso, por aqui, as pessoas físicas ou empresas também podem se tornar um investidor profissional. Basta possuir o valor superior a R$ 10 milhões em ativos financeiros. Esses investidores precisam ainda atestar por escrito sua condição em um termo de investidor profissional.
Investidores Qualificados
Por outro lado, a CVM coloca nessa classificação os próprios investidores profissionais e os clubes de investimento com carteira gerida por um ou mais cotistas qualificados.
Ainda estão inclusas as pessoas físicas ou jurídicas com mais de R$ 1 milhão investido e com um termo de investidor qualificado por escrito comprovando a competência do investidor.
Por ora, pode se tornar um investidor qualificado quem foi aprovado em exames de qualificação técnica ou com certificados reconhecidos pela CVM como requisito para trabalhar no setor de investimentos.
Modus operandi
O objetivo da CVM é proteger os pequenos investidores de riscos excessivos além de suas possibilidades financeiras.
Assim, por exemplo, os investidores credenciados têm acesso mais fácil a produtos mais arriscados, mas têm maior probabilidade de obter retornos elevados.
Os profissionais, por outro lado, têm acesso a personagens mais únicos e ousados. Alguns nem mesmo são oferecidos para aqueles que se qualificam. É o caso de alguns CRIs, CRAs, debêntures incentivadas, FIPs etc.
Com um maior portfólio, ambos conseguem proporcionar uma maior diversificação a si mesmos e para os seus clientes — no caso dos profissionais.
Solução 2INVESTE para investidores
A 2INVESTE oferece soluções de inteligência de mercado, com uma base de dados completa, envolvendo todos os ativos brasileiros.
Nossa plataforma 2INVESTE permite a pesquisa de todos os tipos de ativos para cada tipo de investidor. Por exemplo, um relatório de fundo de investimento informa sobre o público-alvo de um produto. Veja abaixo exemplos de fundos imobiliários cotados em bolsa:
Acima, nossos experts realizaram uma demonstração, sobre fundos imobiliários com informações como nome, ticker, gestora e público-alvo em nosso comparador de ativos.
No entanto, vários indicadores qualitativos e quantitativos ainda podem ser selecionados, como retornos ou patrimônio em um período definido pelo cliente.
Então, se você está no mercado, é importante filtrar essas informações para encontrar produtos adequados para diversos públicos.
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito agora mesmo e tenha todas as funcionalidades na palma da sua mão.
Vale ressaltar que o nosso Plano Expert é gratuito e permite que você experimente o consolidador de carteiras, o comparador de ativos e muito mais, com facilidade.
Siga nosso Instagram e LinkedIn! Lá, você não perde nada sobre os próximos conteúdos e fica por dentro do mercado e das inovações de nossa ferramenta.