Para iniciar a trajetória no mercado financeiro é preciso driblar o “economês”. Alguns termos podem ser complicados até para profissionais iniciantes… mas com algumas breves explicações se tornam fáceis de entender.
Um conceito muito utilizado e polêmico são os famosos D+0, D+1 ou D+30, ligados ao dia a dia dos fundos de investimentos.
A 2INVESTE te explica o que está por trás desses “D+”. Entenda o que é a cotização de resgate.
O que é cotização de resgate
A cotização de resgate é uma medida para demonstrar a liquidez dos investimentos de um fundo. Ou seja, o valor representa a quantidade de dias – corridos ou úteis (du), entre o pedido de resgate e conversão das cotas em dinheiro.
Uma cotização de D+10 indica que são necessários 10 dias corridos para as cotas do fundo serem revertidas em dinheiro (o prazo de cotização) e o montante ser transferido para a conta do investidor (o prazo de liquidação).
A dinâmica por trás da cotização
O mercado oferece fundos com prazos mais amplos para resgates, como os casos de D+30, D+60, D+90. Mas há aqueles com períodos para resgates menores como D+1, D+2 ou D+10. Achamos até fundos com D+0, ou seja, o dinheiro cai na conta no mesmo dia, a chamada liquidez imediata.
Geralmente, fundos com estratégias e ativos menos complexos demandam menos dias úteis para resgate.
Podemos citar como exemplo os fundos de ETFs do Ibovespa ou ainda alguns fundos de renda fixa, cujos títulos apresentam alta capitalização e liquidez.
Por outro lado, fundos com perfil mais arrojado tendem a ter cotizações de resgate em janelas mais largas.
São os casos de fundos de ações, cujas carteiras contém papéis de companhias, que precisam de um horizonte mais largo para colocar em prática seus projetos, crescer e gerar lucros.
Multimercados também entram nesse universo, pois podem ter ações ou outros ativos menos líquidos.
E tudo depende da estratégia adotada pelas gestoras.
Cotização de resgate
A 2INVESTE conta com ferramentas profissionais na nossa plataforma. Nossos usuários acompanham toda a indústria de fundos.
O nosso Comparador de Ativos, por exemplo, gera relatórios completos em pdf de qualquer produto. As regras de cotização de resgate, claro, estão entre os dados.
Para você entender na prática, nós selecionamos dois fundos, diretamente na nossa plataforma.
Os fundos selecionados foram o Alaska Black FIC Ações – BDR Nível I e o BTG Pactual Digital Tesouro Selic FI Renda Fixa Simples.
A data base é 10 de novembro de 2022.
Confira abaixo a comparação entre os dados técnicos de cada fundo:
Como podemos ver, os dois fundos têm cotizações para resgate distintas.
A cotização do fundo de ações é D+1 ou D+30. No caso, a cotização mais curta somente pode ser efetivada mediante o pagamento de uma taxa de 10%. Essa opção existe para casos de urgência, mas o período comum é 30 dias.
Já no fundo de renda fixa, o tempo para resgatar a aplicação financeira é D+0. Isso significa que o investidor recebe o dinheiro de volta no mesmo dia que solicita o resgate.
As informações sobre cotização de resgates de fundos são essenciais para alinhar objetivos de investimentos com a necessidade do investidor.
Essa é mais uma informação necessária no processo de “conheça seu cliente”, indo além do perfil do investidor.
A 2INVESTE te ajuda a selecionar o melhor fundo
Hoje, os fundos de investimentos são um dos principais investimentos do Brasil. Afinal, é possível investir de maneira prática e com a confiança de uma gestão profissional.
E os números refletem isso: já são mais de 26,5 mil produtos disponíveis na indústria para investidores.
A 2INVESTE oferece um conjunto de ferramentas e funcionalidades para você acompanhar a indústria de fundos. Assim, você potencializa suas indicações de investimentos aos seus clientes.
Nossa plataforma fornece uma bagagem informacional para apoiar as tomadas de decisão dos investidores.
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito agora mesmo e disponha de todas as funcionalidades na palma da sua mão.
O nosso Plano Expert é gratuito! Com ele, você consegue experimentar o comparador de ativos e muitas outras ferramentas.
Siga nosso Instagram e LinkedIn! Lá, você não perde nada sobre os próximos conteúdos e fica por dentro do mercado e das inovações de nossa ferramenta.