Os fundos multimercado são um segmento em ascensão no país. Atualmente, existem mais de 15,9 mil multimercados (FI e FIC) disponíveis para a alocação em investimentos. Além dessa enorme oferta, são inúmeras estratégias.
Devido a isto, os profissionais de investimentos precisam fazer análises consistentes para dar o suporte adequado em relação a esses produtos seguindo o perfil de cada cliente.
Preparamos esse artigo para você ficar por dentro das subcategorias dos fundos multimercado e aproveitamos para apresentar algumas dicas de ferramentas que facilitam a avaliação precisa desses ativos.
Continue a leitura para descobrir mais.
Os variados tipos de multimercados
Os fundos multimercado têm como característica predominante a diversificação e teses mais flexíveis.
Há uma variedade de subcategorias com exposição em diferentes tipos de ativos e estratégias. Entre as principais:
- Macro: realizam operações em diversas classes de ativos (renda fixa, renda variável, moedas etc), com estratégias de investimento baseadas em cenários macroeconômicos com foco no médio e longo prazo.
- Multiestratégia: podem adotar mais de uma estratégia de investimento, sem precisar ter o compromisso de se dedicar a uma delas em particular.
- Investimento no exterior: envolve estratégias variadas de fundos que têm, no mínimo 67% de seus recursos alocados fora do país.
- Crédito privado: fundos que possuem em suas carteiras mais de 50% em ativos de renda fixa de crédito privado
- Trading: exploram oportunidades de ganhos a partir de movimentos nos preços de variados ativos (renda fixa, renda variável, moedas etc) no curto e médio prazo.
- Long and Short: fazem operações com ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando posições compradas e vendidas. O resultado deve vir, preponderantemente, da diferença entre essas posições.
- Juros e Moedas: buscam retorno no longo prazo com estratégias que impliquem risco de juros, risco de índice de preço e risco de moeda estrangeira.
Vale ressaltar que alguns fundos multimercados têm alavancagem, ou seja, operam com mais recursos do que seus próprios patrimônios, utilizando derivativos. O intuito é aumentar o potencial de ganhos – o que também significa correr maiores níveis de risco.
Comparando multimercados
A 2INVESTE auxilia assessores de investimentos, consultores e gestores de patrimônio a encontrar as melhores alternativas de fundos multimercado para cada perfil e objetivo dos investidores, respeitando o grau de tolerância ao risco de cada um.
Com o nosso comparador de ativos, é possível comparar todas as ofertas de multimercados disponíveis no mercado
Veja algumas das principais informações que podem ser levantadas a partir dos seguintes exemplos: Fundo Verde FIC Multimercado e Ibiuna Hedge Multimercado.
As escolhas desses fundos são meramente para demonstração do uso da nossa ferramenta – não são recomendações.
Com o comparador da 2INVESTE, você tem acesso a dados como: CNPJ, gestora, classificação, benchmark, taxas de administração, valor da aplicação mínima e regras de resgate.
Além disso, é possível fazer:
- Análises da rentabilidade em períodos fechados ou em datas personalizadas.
- Análises de risco como volatilidade, Índice de Sharpe e histórico de dias com retorno positivo e negativo.
- Comparações com benchmarks de mercado como CDI e outros usados pela categoria multimercado
Por dentro das carteiras
Como são inúmeras as classificações e estratégias adotadas pelos fundos multimercado, a análise da composição das carteiras é essencial.
E isso, você tem acesso ao usar o comparador da 2INVESTE:
Veja as principais posições dos fundos do nosso exemplo:
E você pode obter ainda informações e gráficos sobre as carteiras completas.
Diante de tantos multimercados, fazer análises profundas é um diferencial competitivo dos profissionais do setor de investimentos.
A 2INVESTE oferece tecnologia e expertise para te ajudar a conquistar um número cada vez maior de investidores.
Comece agora a aperfeiçoar suas análises de ativos. A partir do plano gratuito você tem disponível todas as funcionalidades.
Quer acompanhar o mercado? Então, siga também as nossas redes para não perder as próximas matérias: Instagram e linkedin