Se você busca investir em renda fixa com um retorno maior do que os papéis tradicionais, as debêntures precisam estar no seu radar. Os investidores que optam por investir nessa categoria buscam um rendimento acima da média na renda fixa. E aqui você encontra uma análise sobre esse título e um panorama sobre esse mercado.
Debêntures: o que são?
Vamos supor que uma empresa precise captar recursos no mercado de capitais, como ela pode fazer isso?
- Emitindo ações;
- Realizando empréstimos com instituições bancárias;
- Emitindo Debêntures.
As debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas, o que pode ser entendido como uma espécie de empréstimo que as empresas de Sociedade Anônima podem emitir, desde que não sejam instituições financeiras ou de crédito imobiliário.
Para os investidores, as debêntures funcionam como um título de renda fixa. Todavia, o empréstimo será diretamente para uma empresa, e não para o governo ou uma instituição financeira.
Mas qual o motivo de emitir debêntures?
Existem algumas vantagens para as empresas emitirem debêntures:
- É uma maneira mais flexível de captação de recursos, sendo mais barato que um financiamento bancário e com juros menores;
- Elas não envolvem a venda de uma parte de capital.
As debêntures acabam sendo uma opção mais arrojada de renda fixa, já que há um risco de crédito da emissora de honrar com os pagamentos. Por isso, o retorno costuma ser maior que os outros papéis. Ao mesmo tempo, é uma forma de diversificar a carteira, já que há inúmeras empresas de diversos setores que emitem debêntures no mercado.
Por outro lado, em função de muitas empresas terem um prazo de vencimento muito longo, os investidores não conseguem resgatar o dinheiro aplicado. Nesse caso, é possível negociar seus papéis no mercado secundário, mas em alguns casos, a liquidez dos papéis é restrita.
Mercado de Debêntures:
Nossa equipe realizou um estudo sobre o volume total captado por debêntures nos últimos anos no Brasil:
Como você deve ter notado, o ano de 2021 foi o que teve a maior emissão de debêntures. Um dos motivos pode ter sido o aumento da taxa de juros no Brasil, o que tornou a captação de recursos por empréstimo bancário mais caro e, dessa forma, as empresas buscaram se financiar por debêntures.
Abaixo, listamos as empresas que tiveram a maior emissão por ano e com o volume emitido.
Acompanhe o mercado de Debêntures
Veja de perto o mercado de títulos e outras opções de investimento com a 2INVESTE. Desde o plano Expert, você acessa gratuitamente todas as funcionalidades e tem a uma das melhores plataformas de informações do mercado financeiro.