Preço sobre o valor patrimonial (P/VP) é um indicador muito utilizado na análise de fundos imobiliários (FII). Esta medida pode revelar se o fundo está sendo negociado com ágio ou deságio, indicando, portanto, oportunidade de negócios. Nossa equipe realizou um estudo sobre o setor, agregando dados como o Ifix, fundos com maiores P/VP, correlações com o setor e muito mais.
Vamos aqui falar sobre os seguinte temas:
- Por que o P/VP é importante?
- O que é IFIX
- Análise: P/VP do IFIX
- Top 10 FIIs com maiores Preço sobre valor patrimonial (P/VP)
- Top 10 FIIs com menores Preço sobre valor patrimonial (P/VP)
- Análise sobre Dividend Yield por setor
Por que o Preço sobre Valor Patrimonial é importante?
Quando o índice Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP) está abaixo de 1, entende-se que o fundo negocia abaixo do que realmente vale. Caso o valor esteja acima de 1, o fundo então negocia acima do seu valor justo.
Para calcular o indicador é muito simples: basta coletar o preço atual e dividir pelo valor patrimonial do ativo.
Cabe destacar que, embora útil, o investidor não deve realizar suas decisões de investimento apenas seguindo o P/VP. Há inúmeros outros fatores a serem considerados e o P/VP é apenas mais uma métrica para auxiliar nas suas decisões de investimento. Assim, calcular o P/VP de um fundo imobiliário é fácil,
O que é o IFIX?
O IFIX é um índice de FIIs que reúne fundos conforme uma metodologia própria, desenvolvida pela B3. Com essa métrica é possível saber o desempenho dos principais fundos imobiliários negociados na B3.
Ele é o resultado da média ponderada dos rendimentos dos fundos imobiliários selecionados pela bolsa de valores brasileira. E, sendo um índice amplamente usado pelo mercado, serve de referência para a análise aqui desenvolvida.
Análise: Preço sobre o valor Patrimonial (P/VP) do Ifix
Mas por acaso você saberia dizer qual é o P/VP do Ifix? Confira a seguir o histórico deste indicador março de 2017 até março de 2022, até o dia 23 de fevereiro
Como podemos observar, o P/VP negocia tanto abaixo de 1 como também da sua média histórica, de 1,05, o que indica que seu preço atual negocia com deságio, frente o seu histórico.
Outra análise que se pode realizar é com relação ao Dividend Yield. Normalmente, quando o Valor Patrimonial está baixo, é um sinal que o DY está mais alto. Isso ocorre, pois, as demonstrações financeiras dos FIIs não sofrem muito impacto em momentos de queda do IFIX. Assim, os FIIs conseguem manter seu pagamento de dividendo com um preço de cota menor, consequentemente aumentando o Dividend Yield do período.
Aplicando um teste de correlação entre o DY e o P/VP nos últimos 5 anos, encontramos um valor de -0,47.Ou seja, se um indicador aumentar um ponto no período, é esperado que o outro reduza -0,55.
Abaixo mostramos a comparação gráfica entre o DY e o P/VP entre abril de 2017 e dezembro de 2021
TOP 10: FIIs com maior e menor P/VP
Seguindo a análise sobre ágio/deságio a partir do P/VP, quais são os fundos sobrevalorizados e quais aqueles negociados abaixo do seu valor de mercado?
Aqui separamos os TOP 10 de cada categoria. A data da coleta dos preços é de 22/03/2022.
TOP 10: maiores P/VP
TOP 10: menores P/VP
Preço sobre Valor Patrimonial x Dividend Yield por Setor (03/2017 até 22/03/2022)
- A maioria dos grandes P/VP são de FII de recebíveis, o que era de se esperar em função do cenário favorável de juros e inflação alta.
- Menores P/VP se encontram com empresas que foram diretamente afetadas pela pandemia, como Shoppings e Lajes corporativas.
- A maioria dos Fundos de Fundos (FoF) apresenta P/VP e DY parecidos, o que também era esperado, já que eles tendem a negociar na média do mercado por carregar vários FIIs em sua carteira
Acesse todos os FIIs do mercado
E se você quer acompanhar de perto o mercado de Fundos Imobiliários e outras opções de investimento, não deixe de se cadastrar hoje na 2 INVESTE. Desde o plano Expert você acessa gratuitamente todas as funcionalidades.